6 dicas de como configurar o SEO em sua estratégia de marketing

É comum pensar que o trabalho de configurar o SEO é extremamente complexo, embora seja sempre recomendado.

como configurar o seo

Saber como configurar o SEO (Search Engine Optimization – Otimização para motores busca) em seu site, redes sociais e demais canais que são parte de sua estratégia de marketing digital é muito importante para promover a presença online do seu negócio.

É comum pensar que o trabalho de SEO é extremamente complexo e, embora seja sempre recomendado que o projeto do seu site e blog já leve em consideração aproveitar práticas adequadas de SEO para manter-se mais bem posicionado nos resultados orgânicos de ferramentas de busca, como o Google e o Bing, algumas dicas de como configurar o SEO corretamente já podem ser valiosas e gerar resultados.

1. Pesquise as palavras-chave que trarão os resultados ideais

Seja em seu marketing de conteúdo ou seja no investimento em mídia paga em redes sociais ou links patrocinados, a pesquisa de palavras-chave é essencial para determinar o ranking de seu site nas ferramentas de busca e obter sucesso em sua estratégia de marketing digital.

O primeiro passo é a coleta de informações e hipóteses sobre as palavras-chave que seu público-alvo utilizaria em suas buscas. Após ter uma lista preliminar, é necessário realizar uma filtragem e pesquisar quais oferecerão mais retorno pelo investimento ou atrairão mais visitantes para seu site.

Ferramentas gratuitas como o Keyword Planner do Google Adwords podem auxiliar neste primeiro momento, oferecendo estatísticas básicas e permitindo um melhor direcionamento de sua estratégia.

A quantidade e a qualidade de outros sites que apontam links diretos para o seu site são fatores importantes para os algoritmos utilizados nas ferramentas de busca.

Quanto melhor forem as conexões que levam ao seu site, melhor será seu posicionamento. Mas lembre-se que os algoritmos das ferramentas de busca sabem identificar práticas inadequadas de link building, como o crescimento artificial de links externos de outros sites.

Por isso, o link building deve ser resultado de uma boa relação e networking com os produtores de conteúdo relevantes em seu segmento de mercado ou nicho de atuação. Realize parcerias e aproveite a troca de experiências e informações.

3. Sem um conteúdo de qualidade, não há como configurar SEO que se sustente

Parece óbvio colocar como dica de como configurar o SEO que o conteúdo de seu site seja de qualidade. Afinal, a retenção de visitantes e a relevância nas buscas orgânicas devem estar aliadas a um conteúdo que atenda às expectativas e às dores de seu público.

Mas, além disso, ferramentas de busca como o Google têm em seus algoritmos uma inteligência em cruzar informações e posicionar sites com conteúdo relevante para exibir em seus resultados de busca. Não prezar pela qualidade de seu conteúdo em suas estratégias pode impactar severamente na indexação de seu site e no sucesso de sua estratégia de marketing digital.

4. Personalize o título e as meta-descrições de suas páginas

O título configurado em sua página é o mesmo que aparecerá nos navegadores dos usuários e nas buscas do Google.

Além disso, temos as meta-descrições, que são um pequeno resumo do conteúdo da página que ajudam os usuários a decidirem se devem clicar em determinado resultado da busca. Fique atento ao limite de caracteres: o recomendado é 70 caracteres para títulos e 160 para meta-descrições.

5. Otimize as imagens de seu site

Embora isso envolva a forma como o Google e outras ferramentas de busca leem o HTML e o código de seu site, é sempre importante para o SEO considerar o nome de seus arquivos e o que chamamos de alt tag, a descrição alternativa da imagem no HTML.

Caso você precise hospedar novas imagens, procure sempre manter um sistema organizado e um tamanho de arquivo compacto ao utilizar imagens em seu conteúdo. Relevância, como sempre, é importante. Evite utilizar imagens que não tenham relação com o conteúdo de seu site.

6. Distribua e compartilhe o conteúdo de seu site em suas redes sociais

Faça com que sua estratégia de marketing de conteúdo seja mais eficiente. Informar os seguidores de sua marca nas redes sociais de que há novas atualizações em seu site ajuda a gerar mais tráfego e, consequentemente, fortalecer as práticas e os resultados de SEO de seu site ou blog.