Hospedagem de sites é um serviço online que permite que o conteúdo do seu site fique acessível na internet. Ao comprar um plano de hospedagem, você está alugando espaço num servidor físico para armazenar todos os seus dados e arquivos.
Os provedores de hospedagem oferecem a tecnologia e os recursos necessários para que seu site opere de maneira eficaz e segura. Eles são responsáveis por manter o servidor funcionando, implementar medidas de segurança e garantir que dados como textos, fotos e outros arquivos sejam transferidos com sucesso para os navegadores dos visitantes.
Neste artigo, você vai aprender o que é hospedagem de sites, como ela funciona e os diferentes tipos de hospedagem disponíveis.
O Que é Hospedagem de Site?
Hospedagem de site é um serviço online que possibilita a publicação de um site ou aplicação web na internet. Ao assinar um serviço de hospedagem de sites, você basicamente está alugando um espaço num servidor físico. Ali, você poderá armazenar todos os arquivos e dados necessários para o seu site funcionar corretamente.
Como Funciona a Hospedagem de Sites
O servidor que hospeda o seu site é um computador físico que roda de maneira contínua, de modo a deixar o site disponível o tempo todo para os visitantes. Assinar um plano de hospedagem vai permitir que você armazene todos os dados do seu site nos servidores do seu provedor.
Uma vez que um usuário insere um domínio na barra de endereços do seu navegador, o servidor vai transfere todos os arquivos necessários para carregar o seu site.
Você pode hospedar um site por conta própria, mas isso requer ter extenso conhecimento técnico. A auto-hospedagem envolve a instalação e configuração de um servidor web a partir do zero — incluindo equipamento, infraestrutura, hardware e software. Além disso, você também terá que lidar com a necessidade de manutenção contínua.
Um provedor de hospedagem garante que o seu site funcione da maneira ideal e com os melhores protocolos de segurança. Adicionalmente, ele simplifica os muitos aspectos complexos de hospedar um site, desde a instalação de software até o suporte técnico.
Diferentes Tipos de Hospedagem de Sites
Com numerosas opções de hospedagem de sites disponíveis, pode ser um desafio determinar qual é a melhor para o seu site.
Alguns provedores oferecem diferentes pacotes de hospedagem para diferentes tipos de clientes — desde proprietários de sites de negócios a criadores de blogs pessoais.
Geralmente, o ideal é você começar com a solução mais simples de hospedagem. Assim que o seu site obter mais tráfego, você pode fazer upgrade para um plano mais avançado.
Vamos dar uma olhada em alguns dos tipos mais populares de hospedagem disponíveis.
Hospedagem Compartilhada
Na hospedagem compartilhada, múltiplos usuários compartilham os mesmos recursos do servidor, incluindo memória, poder de processamento e espaço de armazenamento.
Por causa da sua simplicidade e acessibilidade, a hospedagem compartilhada é uma excelente solução para pequenas empresas e sites pessoais, que não exigem configuração avançada ou maior largura de banda. Portanto, a hospedagem compartilhada é uma excelente escolha para iniciantes que precisam de uma hospedagem acessível para começar sua jornada.
Prós
- Econômica, ideal para sites de pequena escala
- Não exige expertise técnica
- Opções de servidores pré-configurados
- Não é necessário cuidar da manutenção e da administração do servidor
Contras
- Acesso mínimo às configurações do servidor
- Aumento de tráfego nos outros sites pode afetar a velocidade do seu site
Hospedagem de Servidor Virtual Privado (VPS)
Com esse tipo de hospedagem, o seu site também vai compartilhar um servidor físico com outros usuários. A diferença é que o provedor vai criar uma partição virtual para cada usuário.
Com isso, um site hospedado num servidor virtual privado recebe uma quantidade alocada de recursos.
A hospedagem VPS é uma ótima opção para sites de tamanho médio, lojas de eCommerce e blogs grandes com um número de visitantes que cresce rapidamente.
Prós
- Espaço de servidor dedicado
- Aumento de tráfego nos outros sites não tem impacto no desempenho do seu site
- Acesso root ao servidor
- Altamente customizável
Contras
- Usuários precisam de conhecimento técnico para gerenciá-lo
- Mesmo que seu preço seja relativamente acessível, alguns usuários podem precisar contratar um desenvolvedor para gerenciar o servidor, aumentando o custo total
Hospedagem Cloud
Esta solução de hospedagem usa diversos servidores virtuais para hospedar sites. Portanto, se um servidor enfrentar um tráfego muito alto ou algum problema, os outros vão assumir e manter o site operacional.
Como a hospedagem cloud depende de um cluster de servidores para funcionar, quem se beneficia mais dela são sites de larga escala, como lojas de eCommerce, e empresas com múltiplos sites. Afinal, essa é uma solução com pouco ou nenhum downtime.
Prós
- Chance reduzida de downtime e de falhas de hardware
- Usa balanceamento de carga para lidar com tráfego intenso e evitar ataques DDoS
- Escalabilidade – seu site não está limitado aos recursos de um único servidor
Contras
- Acesso root nem sempre é fornecido
- É mais cara do que as hospedagens VPS e compartilhada
Hospedagem WordPress
Este tipo de serviço de hospedagem CMS oferece um ambiente de servidores otimizados para WordPress, que ajudam seu site a carregar mais rápido e minimizam problemas em potencial. Contudo, outros tipos de hospedagem também funcionam com sites baseados nesse popular sistema de gestão de conteúdo (CMS).
Tipicamente, os melhores planos de hospedagem WordPress vêm com temas pré-instalados e plugins para funções-chave como cache e segurança, além de outras ferramentas.
Prós
- Baixo custo e amigável para iniciantes
- Desempenho otimizado para sites do WordPress
- Equipe de suporte ao cliente treinada para resolver problemas do WordPress
- Plugins e temas do WordPress pré-instalados
Contras
- Não é o tipo ideal de hospedagem para sites de fora do WordPress
Hospedagem Dedicada
A hospedagem dedicada designa um servidor físico para cada site. Ao escolher a hospedagem dedicada, você pode configurar o servidor, escolher o sistema operacional e o software que você desejar, assim como customizar todo o ambiente de hospedagem para as suas especificações.
Alugar um servidor dedicado é uma opção tão poderosa quanto ter seu próprio servidor local, mas com o benefício de receber suporte profissional do seu provedor de hospedagem. Portanto, a hospedagem dedicada é ideal para grandes empresas que precisam lidar com tráfego pesado.
Prós
- Controle total sobre as configurações do servidor
- Alta confiabilidade
- Acesso root ao servidor
Contras
- Custo alto, opção mais orientada a grandes empresas
- É necessário ter conhecimento técnico e de gestão de servidores
Segurança
Certifique-se de que o provedor de hospedagem está equipado de medidas avançadas de segurança para ajudar você a proteger seu site de malware ou de ataques DDoS.
Isso pode incluir gestão de acesso, detecção de malware, backups automatizados e atualizações.
Serviços Adicionais
Um ótimo plano de hospedagem terá um excelente custo/benefício se oferecer adicionais gratuitos e recursos como um certificado SSL, uma conta de email corporativa ou uma rede de fornecimento de conteúdo (CDN).
Qual é a Diferença Entre Hospedagem de Site e Domínio?
Depois de escolher onde armazenar os arquivos do seu site, o próximo passo para configurá-lo é executar uma busca de domínio e então comprar um domínio. Um nome de domínio funciona como a identidade digital do site, permitindo que as pessoas o acessem com facilidade.
O domínio geralmente consiste no nome do site e numa extensão, como .com, .org, .net ou .xyz.
Um domínio e uma conta de hospedagem podem ser comprados do mesmo provedor ou de diferentes provedores. Muitas empresas de hospedagem, incluindo a Hostinger, também oferecem registro de domínio.
Para começar, escolha um nome de domínio e confira sua disponibilidade.
Assim que você encontrar um domínio único, registre-o com um registrador de domínio. Se essa empresa não for a mesma que você escolher para hospedar o seu site, assine um plano de hospedagem e faça o apontamento do domínio.
Por outro lado, assinar uma hospedagem que inclua registro de domínio grátis é uma solução muito mais simples e econômica.
Contudo, se você não estiver feliz com o serviço oferecido, pode migrar o site para um novo provedor. Só certifique que essa empresa suporta o framework do seu site.