7 dicas essenciais para sua empresa criar uma boa newsletter
1. Só envie se for realmente relevante
Como o objetivo principal da newsletter é manter o público mais próximo do seu negócio, a primeira premissa é a de que você tem conteúdo de qualidade a oferecer.
Sua empresa deve saber que tipo de assunto mais interessa à lista. Temas que respondam as principais dúvidas dos potenciais clientes em sua área de atuação vão atrair mais do que a divulgação pura e simples do seu produto.
Quanto mais informações você tiver sobre as preferências de seus leitores, melhor. E o ideal é que a mensagem seja a mais segmentada possível. Uma newsletter bem produzida e de conteúdo selecionado com rigor tende a virar um grande ativo de longo prazo.
2. Torne o conteúdo “escaneável”
Se você tem vários temas para divulgar, deixe as chamadas bem separadas e organizadas e dê destaque para os pontos principais.
Nos casos de textos maiores, mantenha somente uma introdução ou resumo com um link para o conteúdo completo disponível no site. Isso vai garantir uma newsletter mais enxuta e permitir que você descubra por meio dos cliques quais foram os conteúdos mais atrativos.
3. Escolha bem o assunto da newsletter e o remetente
Sabia que o grande responsável por uma boa taxa de abertura de emails é o assunto da mensagem? Por isso, dedique algum tempo para elaborar uma chamada atraente. O desafio é ser sucinto, objetivo e principalmente relevante para quem lê.
Uma opção é usar a chamada do texto mais importante da newsletter no assunto do email, o que tende a aumentar a taxa de cliques no artigo. Vale também usar a criatividade e destacar o tema geral do email em uma frase só.
Um ponto é fundamental: o nome da sua empresa deve estar no remetente do email. Se a pessoa que o recebe já tem confiança no seu negócio, exibir o nome da empresa vai tornar a mensagem ainda mais atrativa.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então leia o post Como criar assuntos de Email Marketing que despertam curiosidade + 30 templates.
4. Aposte na simplicidade do layout
O HTML de um email não pode ser encarado da mesma forma que o HTML de um site. Complexidades na elaboração do template aumentam muito a chance de problemas na forma como cada serviço renderiza a mensagem e tornam mais frequente a quebra de layout.
Além disso, oferecer diversas opções de ofertas em uma sequência pouco definida também pode confundir o usuário e diminuir o número de cliques. Ser simples no CSS e usar um layout de tabelas é a melhor opção.
5. Tome cuidado com o uso de imagens
Evite condensar sua newsletter em apenas uma imagem, pois a maioria dos serviços de email bloqueia a exibição. Isso dificulta a visualização e demanda ao usuário clicar em uma autorização para conseguir saber qual o conteúdo do email. Essa “barreira” reduz bastante os resultados.
Quando utilizar imagens ao longo do HTML, preocupe-se em empregar corretamente o atributo ALT, que são palavras ou frases exibidas quando uma foto não aparece.
Também lembre-se de garantir que as imagens estejam no seu servidor próprio.
A utilização de um serviço gratuito de hospedagem de imagem não é recomendada por dois motivos. O primeiro deles é que esse tipo de serviço é muito utilizado por spammers e pode reduzir a confiabilidade da sua mensagem.
Em segundo lugar, muitas vezes esses serviços bloqueiam a exibição de imagens em emails, pois não conseguem lidar com uma alta quantidade de tráfego. Dessa forma, seu potencial cliente não consegue ver o conteúdo enviado pela sua empresa.
6. Avalie os resultados para encontrar pontos de melhoria
Aproveite os relatórios oferecidos pelas ferramentas de Email Marketing para analisar a efetividade de suas newsletters. A taxa de abertura ajudará a identificar os melhores horários de envio, a efetividade do assunto escolhido e o quanto sua empresa tem sido relevante ao longo do tempo.
Já os cliques vão ajudar a mostrar os assuntos que mais chamaram a atenção e podem representar conteúdos interessantes para o seu público.
Isso tudo permite otimizar as campanhas e proporcionar maior retorno sobre investimento.
7. Teste muito
Não pense que o trabalho termina quando a newsletter estiver concluída.
Testá-la antes de enviar é muito importante. Para isso, vale enviar a mensagem para si mesmo e amigos. Verifique e teste os principais servidores de email na sua lista.
Geralmente emails do Hotmail, Gmail, Yahoo, Uol e Bol, além de softwares como Outlook, Mozilla Thunderbird e Apple Mail estão entre os mais relevantes no Brasil.
Procure variar os tipos de conteúdo, assunto do email e horário de envio para identificar quais opções oferecem melhores resultados para sua empresa.