7 dicas essenciais para sua empresa criar uma boa newsletter

1. Só envie se for realmente relevante

Como o objetivo principal da newsletter é manter o público mais próximo do seu negócio, a primeira premissa é a de que você tem conteúdo de qualidade a oferecer.

Sua empresa deve saber que tipo de assunto mais interessa à lista. Temas que respondam as principais dúvidas dos potenciais clientes em sua área de atuação vão atrair mais do que a divulgação pura e simples do seu produto.

Quanto mais informações você tiver sobre as preferências de seus leitores, melhor. E o ideal é que a mensagem seja a mais segmentada possível. Uma newsletter bem produzida e de conteúdo selecionado com rigor tende a virar um grande ativo de longo prazo.

2. Torne o conteúdo “escaneável”

Se você tem vários temas para divulgar, deixe as chamadas bem separadas e organizadas e dê destaque para os pontos principais.

Nos casos de textos maiores, mantenha somente uma introdução ou resumo com um link para o conteúdo completo disponível no site. Isso vai garantir uma newsletter mais enxuta e permitir que você descubra por meio dos cliques quais foram os conteúdos mais atrativos.

3. Escolha bem o assunto da newsletter e o remetente

Sabia que o grande responsável por uma boa taxa de abertura de emails é o assunto da mensagem? Por isso, dedique algum tempo para elaborar uma chamada atraente. O desafio é ser sucinto, objetivo e principalmente relevante para quem lê.

Uma opção é usar a chamada do texto mais importante da newsletter no assunto do email, o que tende a aumentar a taxa de cliques no artigo. Vale também usar a criatividade e destacar o tema geral do email em uma frase só.

exemplo de assunto e remetente de newsletter

Exemplo de assunto e remetente da Newsletter SEO Happy Hour: manter um padrão nos envios pode facilitar a identificação do usuário (no caso, todo assunto possui o emoji da caneca de chopp)

Um ponto é fundamental: o nome da sua empresa deve estar no remetente do email. Se a pessoa que o recebe já tem confiança no seu negócio, exibir o nome da empresa vai tornar a mensagem ainda mais atrativa.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então leia o post Como criar assuntos de Email Marketing que despertam curiosidade + 30 templates.

4. Aposte na simplicidade do layout

O HTML de um email não pode ser encarado da mesma forma que o HTML de um site. Complexidades na elaboração do template aumentam muito a chance de problemas na forma como cada serviço renderiza a mensagem e tornam mais frequente a quebra de layout.

exemplo de newsletter - Resultados Digitais

Exemplo de Newsletter da Resultados Digitais

Além disso, oferecer diversas opções de ofertas em uma sequência pouco definida também pode confundir o usuário e diminuir o número de cliques. Ser simples no CSS e usar um layout de tabelas é a melhor opção.

5. Tome cuidado com o uso de imagens

Evite condensar sua newsletter em apenas uma imagem, pois a maioria dos serviços de email bloqueia a exibição. Isso dificulta a visualização e demanda ao usuário clicar em uma autorização para conseguir saber qual o conteúdo do email. Essa “barreira” reduz bastante os resultados.

newsletter com imagens bloqueadas

Exemplo de email com imagens bloqueadas (e considerado SPAM)

Quando utilizar imagens ao longo do HTML, preocupe-se em empregar corretamente o atributo ALT, que são palavras ou frases exibidas quando uma foto não aparece.

Também lembre-se de garantir que as imagens estejam no seu servidor próprio.

A utilização de um serviço gratuito de hospedagem de imagem não é recomendada por dois motivos. O primeiro deles é que esse tipo de serviço é muito utilizado por spammers e pode reduzir a confiabilidade da sua mensagem.

Em segundo lugar, muitas vezes esses serviços bloqueiam a exibição de imagens em emails, pois não conseguem lidar com uma alta quantidade de tráfego. Dessa forma, seu potencial cliente não consegue ver o conteúdo enviado pela sua empresa.

6. Avalie os resultados para encontrar pontos de melhoria

Aproveite os relatórios oferecidos pelas ferramentas de Email Marketing para analisar a efetividade de suas newsletters. A taxa de abertura ajudará a identificar os melhores horários de envio, a efetividade do assunto escolhido e o quanto sua empresa tem sido relevante ao longo do tempo.

Já os cliques vão ajudar a mostrar os assuntos que mais chamaram a atenção e podem representar conteúdos interessantes para o seu público.

Isso tudo permite otimizar as campanhas e proporcionar maior retorno sobre investimento.

7. Teste muito

Não pense que o trabalho termina quando a newsletter estiver concluída.

Testá-la antes de enviar é muito importante. Para isso, vale enviar a mensagem para si mesmo e amigos. Verifique e teste os principais servidores de email na sua lista.

Geralmente emails do Hotmail, Gmail, Yahoo, Uol e Bol, além de softwares como Outlook, Mozilla Thunderbird e Apple Mail estão entre os mais relevantes no Brasil.

Procure variar os tipos de conteúdo, assunto do email e horário de envio para identificar quais opções oferecem melhores resultados para sua empresa.